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Guia Completo: Como Iniciar um Negócio do Zero

Está pensando em começar um novo pequeno negócio? Descubra por onde começar e como alcançar o sucesso.

Eu não cresci cercados de empresários.  Pelo menos na minha família, somente depois que eu já estava adulto que os primeiros empresários e empreendedores apareceram. Entretanto, desde jovem acreditei que trabalhar para si mesmo era uma ótima maneira de melhorar o meu estilo de vida.

Foi mantendo isso em mente que eu trilhei a minha carreira, desde o primeiro negócio, em 2007, que eu quebrei por não saber absolutamente nada sobre gestão de negócios, passando por uma brilhante carreira como gestor de pessoas em grandes empresas nacionais, uma franquia internacional de treinamentos bem-sucedida até chegar a Ilimitada Performance Humana – a minha filha que vem crescendo saudavelmente!

Este artigo foi escrito para você que vem se perguntando: “como começar um negócio do absoluto zero”? Por onde devo começar? O que devo fazer para que tudo dê certo e evitar erros?

Aqui vão algumas premissas que você precisa saber antes mesmo de ler o artigo:

  • Você deve certificar-se de que se preparou absolutamente tudo antes de iniciar um negócio, mas saiba que as coisas quase certamente darão errado;
  • Para administrar um negócio de sucesso, você deve se adaptar a situações e mudança, além saber prever e solucionar problemas;
  • A realização de pesquisas de mercado aprofundadas em seu campo e os dados demográficos e psicográficos dos seus clientes potenciais é uma parte importante da elaboração de um plano de negócios. Isso envolve a realização de pesquisas, a realização de grupos de foco e a pesquisa de SEO e dados públicos.
  • Antes de começar a vender seu produto ou serviço, você precisa construir sua marca e conseguir uma comunidade de pessoas que estão prontas para entrar quando você abrir suas portas negócios.

 

Tarefas como dar nome a empresa, criar um logotipo, definir um conjunto de produtos ou serviços são tarefas óbvias, mas e as etapas menos anunciadas e igualmente importantes?

Seja determinando sua estrutura de negócios ou elaborando uma estratégia de marketing detalhada, se você não estiver atento, a carga de trabalho pode se acumular rapidamente.

E ao invés de você girar a “roda da operação do dia-a-dia” e adivinhar por onde começar, preparei para você um lista com 10 passo para transformar sua ideia em uma negócio real.

PASSO 1. DÊ MAIOR CLAREZA A SUA IDEIA

DEFINA O SEU “PORQUÊ”.

Quando iniciamos um processo de mentoria para novos empreendedores, costumo dizer: “sempre comece com o porquê'”, pois é fundamental saber o real motivo de você desejar lançar o seu próprio negócio – especialmente se é o teu primeiro negócio.

Nesse processo, pode ser sensato diferenciar entre [se] o negócio serve a um porquê pessoal ou a um porquê do mercado.

O fato é que quando o porquê está focado em atender a uma necessidade do mercado, o escopo do seu negócio sempre será maior do que um negócio projetado para atender a uma necessidade pessoal.

CONSIDERE AS OPÇÃO DE FRANQUIA.

Outra opção é abrir uma franquia de uma empresa estabelecida. O conceito, o seguimento da marca e o modelo de negócio já estão em vigor; tudo que você precisa é uma boa localização e os meios para financiar sua operação.

Esteja atento para os indicadores fundamentais da franquia que você está adquirindo. Avalie como estão indo os demais franquiados, como está o mercado atual e futuro do segmento.

Muitos dos nossos clientes chegaram até a nós pedindo ajuda para reverter cenários de crises severas por não terem se atentado ao básico, as franqueadoras simplesmente erraram ao ofertar um modelo de negócio quebrado, com falhas, mas com a nossa intervenção, eles descobriram que era possível reverter o cenário de crise e crescer 3, 4 ou 5x mais rápido.

BRAINSTORMING O NOME DA SUA EMPRESA

Independentemente da opção que você escolher, é vital entender o raciocínio por trás de sua ideia. É importante separar um período para definir o nome ideal para o negócio e, somente assim, definir o valor da ideia.

ESCLAREÇA SEUS CLIENTES-ALVO.

Muitas vezes as pessoas começam a seu próprio negócio sem antes mesmo dedicar um tempo pensando sobre quem serão seus clientes, por que serão seus clientes, por que comprarão do seu negócio e não de qualquer outro concorrente e, claro, como seus clientes irão comprar.

É seu dever esclarecer por que deseja trabalhar com esses clientes. A pergunta que você deve saber responder é: você tem paixão por tornar a vida destas pessoas mais fácil ou gosta de criar arte para trazer cor ao mundo deles

Identificar essas respostas vai te ajudar a esclarecer sua missão. Assim, você será capaz de definir como fornecerá esse valor a seus clientes e como comunicará esse valor de uma forma que eles estejam dispostos a pagar.

Durante a fase de idealização, você precisa resolver os principais detalhes. Se a ideia não é algo pelo qual você está apaixonado ou se não há um mercado para sua criação, pode ser hora de pensar em outras ideias.

DICA: para refinar sua ideia de negócio, identifique seu “porquê”, seus clientes-alvo, o nome de sua empresa e a proposta de valor que irá entregar.

PASSO 2. ESCREVA UM PLANO DE NEGÓCIO

Depois de colocar sua ideia em prática, você precisa responder a algumas perguntas importantes: Qual é o propósito do seu negócio? Para quem você está vendendo? Quais são seus objetivos finais? Como você financiará seus custos iniciais? Essas perguntas podem ser respondidas em um plano de negócios bem escrito.

Tenho acompanhado dezenas de empreendedores que cometeram muitos erros ao começar um novo negócio apenas porque iniciaram sem mesmo ponderar esses aspectos fundamentais de negócio.

Você precisa encontrar sua base de clientes-alvo. Quem vai comprar seu produto ou serviço? Se você não consegue encontrar evidências de que há uma demanda para sua ideia, então qual seria o ponto a ser considerado?

FAÇA PESQUISAS DE MERCADO.

Realizar uma pesquisa de mercado completa em seu campo e dados demográficos da clientela potencial é uma parte importante da elaboração de um plano de negócios. Isso envolve a realização de pesquisa de campo, realização de grupos de focal, processo de co-criação, dados públicos e pesquisa em ferramentas de SEO.

O fato é que a pesquisa de mercado ajuda você a entender seu cliente-alvo – suas necessidades, preferências e comportamento – bem como seu setor e concorrentes. As melhores pequenas empresas possuem produtos ou serviços diferenciados da concorrência. Isso acaba produzindo um impacto significativo em seu cenário competitivo e permite que você transmita um valor exclusivo para clientes em potencial.

CONSIDERE UMA ESTRATÉGIA DE SAÍDA.

Considere que empreender é uma tarefa árdua. Muitos erros serão cometidos e pode ser que você terá de abandonar o barco. Por isso mesmo, também é uma boa ideia considerar uma estratégia de saída ao compilar seu plano de negócios.

Ter alguma ideia de como você acabará saindo do negócio o força a olhar para o futuro, ajuda a aumentar o valor da empresa e até, mesmo, a preservar a sua família e relacionamentos.

DICA: Existem muitas opções de ferramentas de SEO disponíveis no mercado, aqui vão algumas que você poderá usar: Google Search Console; Google Analytics; WooRank; Bing Webmaster Tools; SimilarWeb.

PASSO 3. AVALIE SUAS FINANÇAS

Iniciar qualquer tipo de negócio tem um preço, então você precisa determinar como vai cobrir esses custos. Você tem os meios para financiar sua startup ou precisará pedir dinheiro emprestado? Se você está planejando deixar seu trabalho atual para se concentrar em seus negócios, você tem dinheiro guardado para se sustentar até obter lucro? É melhor descobrir quanto serão seus custos iniciais.

FAÇA UMA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO.

Uma maneira de determinar quanto dinheiro você precisa é realizar uma análise do ponto de equilíbrio. Este é um elemento essencial do planejamento financeiro que vai te ajudar a determinar quando sua empresa, produto ou serviço será lucrativo e quando irá perder dinheiro.

E a fórmula para calcula o ponto de equilíbrio é extremamente simples:

Custos fixos ÷ (preço médio – custos variáveis) = Ponto de equilíbrio

Nas minha mentorias para pequenos empreendedores, eu levo meus clientes a dominarem esta fórmula e, assim, poder controlar o desempenho mínimo que seus negócios devem alcançar para evitar perdas de dinheiro e, além disso, a entender exatamente de onde vêm seus lucros, para que possam definir as metas de produção e vendas.

Aqui estão os três motivos mais comuns para conduzir uma análise de equilíbrio:

  1. Determinar a lucratividade. Geralmente, esse é o maior interesse de todos os proprietários de empresas. Perguntar-se: quanta receita é preciso gerar para cobrir todas as minhas despesas? Quais produtos ou serviços geram lucro e quais são vendidos com prejuízo?
  2. Definir o preço de um produto ou serviço. Quando a maioria das pessoas pensam em preços, elas consideram quanto custa seu produto para criar e como os concorrentes estão definindo o preço de seus produtos. Pergunte-se: quais são as taxas fixas, quais são os custos variáveis e qual é o custo total? Qual é o custo de quaisquer bens físicos? Qual é o custo de mão-de-obra?
  3. Analisar dados. Que volumes de bens ou serviços você precisa vender para ser lucrativo? Pergunte-se: Como posso reduzir meus custos fixos gerais? Como posso reduzir os custos variáveis por unidade? Como posso melhorar as vendas?

 

TENHA ATENÇÃO SOBRE SUAS DESPESAS.

Não gaste demais ao iniciar um negócio. Entenda os tipos de compras que fazem sentido para o seu negócio e evite gastos excessivos em novos equipamentos sofisticados que não o ajudarão a atingir seus objetivos de negócios. Monitore suas despesas comerciais para garantir que você está se mantendo sob controle.

CONSIDERE SUAS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO.

O capital inicial para o seu negócio pode vir de vários meios.

Fundamentalmente, a melhor forma de obter financiamento para o seu negócio depende de vários fatores, incluindo a qualidade de crédito, o valor necessário e as opções disponíveis.

Veja algumas opções:

  • Empréstimos comerciais. Se você precisar de ajuda financeira, um empréstimo comercial por meio de um banco é um bom ponto de partida, embora muitas vezes seja difícil de obter.
  • Subsídios para negócios. Os subsídios para empresas são semelhantes aos empréstimos. Ao tentar obter um subsídio para uma pequena empresa, procure aqueles que são exclusivamente específicos para a sua situação.
  • Investidores. As startups que exigem um financiamento inicial significativo podem querer atrair um investidor. Os investidores podem fornecer vários milhões de Reais ou mais para uma empresa incipiente, com a expectativa de que os patrocinadores tenham uma função prática na administração de seus negócios.
  • Financiamento colaborativo. Como alternativa, você pode lançar uma campanha de financiamento coletivo de capital para arrecadar quantias menores de dinheiro de vários financiadores. O crowdfunding tem ajudado várias empresas nos últimos anos, e existem dezenas de plataformas de crowdfunding confiáveis projetadas para diferentes tipos de negócios.

Passo 4. DETERMINE A ESTRUTURA LEGAL DO NEGÓCIO

Antes de registrar sua empresa, você precisa decidir que tipo de entidade será. Sua estrutura de negócios afeta legalmente tudo, desde como você arquiva seus impostos até sua responsabilidade pessoal se algo der errado.

Algumas opções de Estrutura Legal são:

  • MEI (Microempreendedor Individual)
  • EI (Empresário Individual)
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)
  • ME (Microempresa)
  • EPP (Empresa de Pequeno Porte)
  • LTDA (Empresa de Responsabilidade Limitada)
  • A. (Sociedade Anônima)

 

Não irei aprofundar em cada uma das opções, pois existe uma vastidão de conteúdos disponíveis na internet.

Passo 5. ADQUIRA UM SEGURO

Isso pode passar despercebido como algo que você “fará” no futuro, mas adquirir o seguro certo para o seu negócio é um passo importante antes do lançamento oficial. Lidar com incidentes como danos à propriedade, roubo ou até mesmo um processo judicial de cliente pode ser caro, e você precisa ter certeza de que está devidamente protegido.

Passo 6. CONSTRUA SUA EQUIPE

A menos que esteja planejando ser seu único funcionário, você precisará recrutar e contratar uma grande equipe para fazer sua empresa decolar. E é por este mesmo motivo que você deve dar ao elemento “pessoas” de seu negócio a mesma atenção que dispensa a seus produtos.

Identificar sua equipe fundadora, entender quais lacunas existem entre as competências contratadas e as necessárias para o sucesso do negócio, determinar como e quando você as desenvolverá deve ser a principal prioridade.

É importante, também, descobrir como a equipe trabalhará em conjunto é igualmente importante. Definir funções e responsabilidades, divisão de trabalho, dar feedback, definir cultura, trabalho em equipe mesmo quando nem todos estão na mesma sala, você evitará muitas dores de cabeça no futuro.

Passo 7. ESCOLHA SEUS FORNECEDORES

Administrar uma empresa é um desafio arduo, e você e sua equipe provavelmente não conseguirão fazer tudo sozinhos. É aí que entram os fornecedores e parceiros de negócios.

Empresas em todos os setores, de RH a sistemas telefônicos comerciais, existem para fazer parceria com você e ajudá-lo a administrar melhor seus negócios.

Quando estiver procurando por parceiros B2B, você terá que escolher com muito cuidado. Essas empresas terão acesso a dados comerciais vitais e potencialmente confidenciais, portanto, é fundamental encontrar alguém em quem você possa confiar.

Em nossas mentorias e assessorias, ao entrarmos na fase de escolha de parceiros de negócios, nossos especialistas recomendam perguntar a fornecedores potenciais sobre sua experiência em seu setor, seu histórico com clientes existentes e que tipo de crescimento eles ajudaram outros clientes a alcançar.

Passo 8. IDENTIFIQUE-SE E ANUNCIE

Antes de começar a vender seu produto ou serviço, você precisa construir sua marca e obter seguidores prontos para comprar quando você abrir as portas – literais ou figurativas – do seu negócio.

Aqui vão algumas coisas que você precisa se preocupar:

TENHA UM SITE:

Parece óbvio, entretanto, ainda em 2024, muitas empresas negligenciam a simples tarefa de elaborar e publicar um site na web. Segundo dados do Google, diariamente são processados mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia e 63% do tráfego de pesquisa orgânica é através de dispositivos móveis.

ter um site vai muito além de ser uma vitrine ou uma “brochuraweb” e uma ótima maneira de interagir com clientes atuais e potenciais. É a melhor ferramenta de captação de dados e inteligência de negócio que você terá na sua mão estando o site conectado ao Meta Ads, Google Ads e Google Analytics – Apenas citando as ferramentas gratuitas disponíveis no momento. 

ESTEJA NAS MÍDIAS SOCIAIS CERTAS:

Use as mídias social para divulgar seu novo negócio, talvez como uma ferramenta promocional para oferecer cupons e descontos aos seguidores assim que for lançado. As melhores plataformas de mídia social a serem utilizadas dependerão do seu público-alvo, porém, considere estar presentes em todas estas: Instagram, Facebook, Google Meu Negócio, TikTok e LinkedIn.

Se possível e se fizer sentido para o teu público-alvo, considere também: Pinterest, YouTube, X (Twitter).

INVISTA EM UM BOM CRM. 

As melhores soluções de software de CRM permitem que você armazene dados de clientes para melhorar a forma como você relaciona com eles.

Uma campanha de marketing por e-mail bem planejada pode fazer maravilhas para alcançar clientes e se comunicar com seu público. 

Para ter sucesso, você precisará construir estrategicamente sua lista de contatos de marketing por e-mail e whatsapp.

Passo 9. CRIE UM PLANO DE MARKETING

Criar um plano de marketing que vá além do lançamento é essencial para construir uma carteira de clientes, divulgando continuamente a sua empresa. 

Esse processo, principalmente no início, é tão importante quanto fornecer um produtos, serviços e um atendimento de alta qualidade.

Conforme você constrói sua marca, mantenha uma estrutura clara e mensurável de comunicação com o seu público-alvo. Considere:

  1. PLANO DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
  2. PUBLICIDADE E PROMOÇÃO DA MARCA COM ANÚNCIOS PAGOS
  3. DISPONIBILIZAR CONTEÚDOS NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
  4. PADRÃO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Passo 10. FAÇA SEU NEGÓCIO CRESCER

O seu lançamento e as primeiras vendas são apenas o início da sua tarefa como empresário. Para ter lucro e se manter à tona, você sempre precisa expandir seus negócios. Vai levar tempo e esforço, mas você obterá do seu negócio o que investiu nele.

Colaborar com marcas mais estabelecidas em seu setor é uma ótima maneira de alcançar o crescimento. Entre em contato com outras empresas e peça alguma promoção em troca de uma amostra grátis de produto ou serviço. Faça parceria com uma organização de caridade e ofereça parte de seu tempo ou produtos para divulgar seu nome.

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